Aula 3: Sentimentos e moral

Os paradigmas tradicionais, na maioria da vezes são dicotômicos, por exemplo, existem seres vivos inteligentes e outros não. Com os novos paradigmas, o questionamento é alterado para quais tipos de inteligência existem nos seres vivos. Quais tipos de consciência os seres vivos podem ter.

            Para coordenar esses novos paradigmas, Montserrat Moreno Marimon e Genoveva Sastre apresentaram a Teoria dos Modelos Organizadores (MO). Essa teoria foi identificada na resolução de um dilema moral de Kohberg.  Para ele as pessoas desenvolvem ações, pensamentos, fantasias, temores, expectativas, sentimentos e a interação com o contexto social. A partir dessas suas ações, pensamentos, sentimentos, fantasias, temores, expectativas, vão construindo a si mesmas e criando novas maneiras de viver em uma cultura.

            Assim, não podemos julgar a atitude de uma pessoa, sem antes analisarmoso contexto em que ela se encontrava. Porém, para isso acontecer, temos que sair do estereótipo, ou seja, julgar não com os nossos padrões, e sim nos colocarmos no lugar da pessoa julgada. Por exemplo, em uma situação em que uma criança agrediu o colega na escola aparentemente sem motivo. Tem-se que investigar a situação e se posicionar em seu lugar para assim julgar e descobrir porque ela agiu de maneira violenta. Ela pode conviver com familiares violentos em casa, ou estar sofrendo bullying na escola sem que os professores tenham percebido.

O julgamento e a moral devem ser contextualizados na situação em que o indivíduo está inserido.

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